Vestes e lema de papa Leão XIV realçam escolhas divergentes das de Francisco 1k452h
Em 2013, o argentino Jorge Mario Bergoglio se apresentou ao mundo como pontífice usando uma batina simples branca e nada mais 203l19

O papa Leão XIV se apresentou ao público pela primeira vez ao realizar um discurso da sacada da Basílica de São Pedro, nesta quinta-feira, 8, diante de uma multidão de centenas de milhares. Em sua fala inaugural, mostrou várias convergências com Francisco e prestou homenagem ao falecido pontífice, emocionando o público. Mas suas vestes e o lema que escolheu marcam diferenças em relação ao seu antecessor.
Em 2013, quando foi eleito pelo conclave daquele ano, Francisco escolheu apresentar-se ao mundo vestindo uma simples batina branca (a longa túnica dos padres) e sem paramentos – como a estola sacerdotal, pano longo e estreito que vai sobre os ombros, ou a capa pluvial –, sendo considerado o único papa na história a fazê-lo.

Leão XIV já marcou uma diferença significativa em relação a ele. Em sua primeira aparição pública na Loggia de São Pedro após sua eleição, ele usou a mozeta papal, ou seja, uma capa vermelha curta fechada com botões, sobre a tradicional batina branca.
O novo líder da Igreja Católica também escolheu usar uma estola decorada com cruzes e bordados, sobre a batina. O paramento é um símbolo da autoridade sacerdotal e representa o poder conferido ao papa e aos padres em seu ministério. Seu uso lembra a agem do Evangelho “Meu jugo é suave e meu fardo é leve”, dita por Jesus, e é também um sinal de dignidade e serviço: destaca o papel do pontífice como guia espiritual.
O lema 5z2nl
O lema escolhido pelo cardeal americano Robert Francis Prevost ao tornar-se papa foi “In Illo uno unum” (em um só Cristo somos um, em tradução do latim). O de Francisco, por sua vez, foi “Miserando atque eligendo“, uma referência à agem do Evangelho sobre o chamado de Mateus por Cristo, que o convocou – precisamente – “olhando-o com amor e o escolhendo”.
Três batinas prontas 3z3x4r
O novo pontífice tinha três vestes de tamanhos diferentes disponíveis, preparadas pelo alfaiate papal Raniero Mancinelli, que veste o chefe do Vaticano há décadas. A batina branca é feita de lã italiana leve, com uma faixa branca e o tradicional solidéu branco, isto é, o pequeno chapéu redondo.
Além disso, Leão XIV recebeu a cruz peitoral com cordão de ouro (a de Francisco era de ferro) e, durante a missa de inauguração, usará o Anel do Pescador, símbolo de seu papel como sucessor de Pedro, a quem Jesus disse: “Eu farei de você um pescador de homens”.