Como ficam os brasileiros depois da quarta rodada de Libertadores e Sul-Americana 6v6n1u
14 clubes nacionais disputam os torneios continentais 1cz3y

Na disputa por um lugar nas oitavas de final da Libertadores e Sul-Americana, 14 clubes brasileiros brigam pelos últimos pontos para subir na tabela dos grupos. O Palmeiras já se garantiu no mata-mata da Libertadores, enquanto o Cruzeiro está matematicamente eliminado da ‘sula’. As outras equipes nacionais seguem com chances de classificação para as próximas fases dos continentais.
Na Libertadores, os dois primeiros colocados do grupo avançam para as oitavas do torneio. Os terceiros colocados vão para os playoffs da Sul-Americana contra os segundo colocados dos grupos da competição em busca de uma vaga nas oitavas. Os times que am em primeiro lugar na ‘sula’ já se garantem no mata-mata, sem ar pelos playoffs.
Confira a situação dos representantes brasileiros nas competições:
Libertadores 4i1w6h

Botafogo: o atual campeão da América está com seis pontos no grupo A, na terceira colocação. A situação não é tão confortável, mas duas vitórias em casa na 5ª e 6ª garantem o Fogão na próxima fase. O primeiro lugar depende dos resultados do Estudiantes, com nove pontos, e da Universidad de Chile, com sete pontos, justamente os próximos adversários do time carioca no Nilton Santos.
Flamengo: o outro time do Rio de Janeiro na competição está em uma situação similar: em terceiro lugar no grupo C, com cinco pontos e precisando de duas vitórias em casa para se garantir nas oitavas. A LDU e o Central Deportivo Táchira são seus próximos confrontos, ambos no Maracanã. A equipe de Filipe Luís, no entanto, precisa vencer e contar com um tropeço do líder LDU e do Central Córdoba, os dois com oito pontos, para não depender do saldo de gols para se classificar, caso os três times cheguem a 12 pontos.
São Paulo: o tricolor paulista está mais tranquilo na liderança do grupo D, com dez pontos e precisa de um empate nas próximas partidas para se classificar para as oitavas, e com uma vitória se garante na ponta do grupo. O time de Zubeldía está em disputa direta pela melhor campanha da fase de grupos com o Palmeiras, que venceu todos os seus jogos até a quarta rodada, e manteve a liderança geral do clube alviverde, seguido pelo vizinho de CT na Barra Funda.
Fortaleza: no grupo E, o time do Ceará está em segundo lugar empatado em sete pontos com o líder Racing. Se vencer um dos próximos jogos, contra o Atlético Bucaramanga, em terceiro com cinco pontos, ou a própria equipe argentina, se classifica para as oitavas. Duas vitórias garantem o primeiro lugar para o time de Vojvoda.
Bahia: depois de 35 anos sem jogar a Libertadores, o retorno da equipe baiana está a uma vitória e um empate das oitavas. O desafio para o time de Rogério Ceni com sete pontos no grupo F serão dois jogos fora de casa, na Colômbia contra o Atlético de Medellín e no Rio Grande do Sul contra o Internacional. Duas vitórias garantem o primeiro lugar para o clube de Salvador.
Internacional: a equipe gaúcha está em terceiro com cinco pontos no mesmo grupo do Bahia e duas vitórias também o garante na próxima fase. A liderança depende de tropeços do Atlético de Medellín e do concorrente brasileiro. Na quinta rodada, o Colorado enfrenta o Nacional, com quatro pontos e na lanterna. A última rodada será um encontro com a equipe baiana.
Para ambas equipes brasileiras se classificarem, as duas precisam ganhar os jogos de quinta rodada e torcer para um empate entre Nacional e Medellín na última partida, ou uma vitória da equipe uruguaia.
Palmeiras: o Verdão já garantiu o seu lugar nas oitavas de final da Libertadores com 100% de aproveitamento ao ganhar os quatro jogos que disputou. Com 12 pontos, o time de Abel Ferreira faz uma campanha impecável, e está na liderança geral da competição, dando a vantagem de decidir em casa os confrontos de mata-mata.
Sul-Americana 2n2t4o

Vitória: o time nordestino tem apenas três pontos na terceira colocação do grupo B em cinco rodadas, mas segue com chance de chegar aos playoffs do torneio. Duas vitórias garantem o segundo lugar para o time baiano, que não a o líder Universidad de Quito, com dez pontos, adversário da sexta e última rodada. Na quinta rodada, enfrenta o Cerro Largo com quatro pontos. A equipe de Carpini também torce contra o Defensa y Justicia, quarto colocado também com três pontos, para não vencer suas duas partidas e o desempate ficar a cargo do saldo de gols.
Corinthians: em situação parecida no grupo C, o time paulista também precisa vencer seus dois jogos restantes, fora de casa, mas tem a possibilidade de ar em primeiro lugar com uma combinação de resultados. A equipe do recém-chegado Dorival Júnior está em terceiro lugar, tem cinco pontos, e se vencer os dois confrontos vai a onze, ultraando o atual líder Huracán, com dez pontos, adversário do clube brasileiro na sexta rodada. Na quinta rodada, o Corinthians enfrenta o zerado Racing-URU. Se vencer apenas um jogo, precisará secar o segundo colocado América de Cali, que joga em casa, para chegar aos playoffs.
Grêmio: em uma posição mais tranquila, o tricolor gaúcho está em segundo lugar no grupo D, e precisa de um empate para assegurar a vaga nos playoffs. A liderança e a classificação direta para as oitavas serão garantidas se a equipe de Mano Menezes vencer os dois confrontos. Na quinta rodada, o oponente será o líder Godoy Cruz, e depois encara o lanterna Sportivo Luqueño, ambas partidas na Arena do Grêmio.
Cruzeiro: a Raposa é um caso perdido na ‘sula’ e não tem mais chances de avançar. Mesmo que ganhe as duas últimas partidas, não alcançará o segundo colocado Palestino com nove pontos, pois a equipe mineira marcou apenas um.
Fluminense: o tricolor das Laranjeiras está a uma vitória e um empate das oitavas de final. Para ar em primeiro lugar precisa vencer as duas partidas, contra o lanterna Unión Española na quinta rodada e o líder Once Caldas, com nove pontos, no último jogo.
Vasco: se o novo papa camuflou parte da goleada que o time carioca sofreu, os números da tabela do grupo G não escondem a situação vascaína. Com cinco pontos, o time do recém-contratado Fernando Diniz terá um confronto direto fora de casa com o líder Lanús, com oito pontos, na quinta rodada, e um jogo em casa contra o Melgar na última. Duas vitórias podem dar o primeiro lugar, caso o Lanús não vença seu outro jogo ou supere o saldo de gols dos cariocas. Caso empate um dos jogos, o Vasco terá de contar com resultados negativos do Puerto Cabello, algoz da goleada.
Atlético-MG: o Galo está em um grupo H embolado com cinco pontos na vice-liderança, mas que novamente, e pela última vez, duas vitórias garantem a sua classificação e o primeiro lugar do grupo. O time mineiro encara o Caracas, com os mesmo cinco pontos na quinta rodada, e o Cienciano, lanterna com três pontos, na sexta partida.