ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Lula sanciona reajuste de 9% para servidores públicos

Aumento a a valer em 1º de maio; Lula afirmou que governo 'vai ter que fazer' concursos para diversas carreiras

Por da Redação
Atualizado em 28 abr 2023, 16h13 - Publicado em 28 abr 2023, 13h52

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta sexta-feira, 28, a proposta queautoriza o pagamento do reajuste de 9% para os servidores públicos federais do poder executivo. Segundo o presidente, o reajuste “pode não ser tudo que as pessoas desejavam, mas é uma coisa muito importante diante do furacão que o Brasil foi vítima durante os últimos períodos”. O reajuste para os servidores federais era uma das propostas feitas por Lula durante a campanha.

O aumento também contempla servidores civis aposentados e pensionistas e começará a ser pago a partir de 1º de maio. Além dos 9%, a proposta também prevê reajuste de 200 reais no auxílio-alimentação, ando de 458 reais para 658 reais.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

O reajuste já havia sido anunciado pelo governo e, na quarta-feira, foi divulgada a proposta para tornar disponíveis os recursos necessários para pagar o valor. O texto enviado pelo governo estabelece que, apesar de haver sobra orçamentária para pagar o aumento, será preciso um complemento de 176,4 milhões de reais em 2023, e de 280 milhões de reais nos anos seguintes. No aumento proposto para este ano, o Ministério da Gestão informou que o impacto nas contas será de 11,2 bilhões de reais, já previsto no Orçamento de 2023.

Continua após a publicidade

Durante a cerimônia, Lula disse que o governo terá de fazer mais concursos para diversas carreiras do funcionalismo. Segundo o petista, o Brasil a por um processo de “reconstrução” e só é possível melhorar o serviço público por meio da contratação de servidores. “Aos poucos você vai ter que ir colocando servidor no seu lugar, aqueles concursados no seu lugar. A gente vai ter que fazer concursos em várias carreiras para a gente repor aquilo que tinha desaparecido”, disse Lula.

Publicidade

Matéria exclusiva para s. Faça seu

Este usuário não possui direito de o neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

o ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*o ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.