Governo decide suspender exportações de carne de frango do Rio Grande do Sul
Decisão por tempo indeterminado foi tomada após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no estado gaúcho

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) suspendeu, a partir desta sexta-feira, 16, as exportações de carne de frango do Rio Grande do Sul após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no estado. O foco foi identificado na cidade de Montenegro. Ainda não há prazo para a retomada das vendas externas. Maior exportador do mundo, Brasil tem protocolos de venda de frango para cerca de 200 países. Em 2024, exportou 5.295 milhões de toneladas do produto.
A decisão é preventiva e tem como objetivo preservar a credibilidade internacional da carne brasileira, segundo o ministério. A suspensão segue protocolos já estabelecidos com os países importadores e visa acelerar a reabertura dos mercados assim que a situação estiver sob controle.
Nesta manhã, a China e a UE decidiu interromper suas importações de carne de frango e outros produtos de aves brasileiros por ao menos 60 dias após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja no Rio Grande do Sul. O Mapa ressalta, em nota enviada à CNN, que não há, no momento, restrição generalizada da exportação de produtos de aves do Rio Grande do Sul.