Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, vende todas as ações do Nubank
Megainvestidor havia injetado 500 milhões de dólares na fintech em 2021, meses antes do banco digital realizar seu IPO na Bolsa de Nova York

A Berkshire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffett, vendeu todas as ações do Nubank que possuía durante o primeiro trimestre deste ano, encerrando uma relação uma relação iniciada em junho de 2021, quando Buffett injetou 500 milhões de dólares na fintech em uma rodada de captação de recursos que levantou um total de 750 milhões para o banco digital.
Naquela época, o Nubank não era uma empresa de capital aberto. Seu IPO (oferta pública inicial de ações, na sigla em inglês) ocorreu apenas em 9 de dezembro de 2021, quando o preço de distribuição dos papéis foi fixado em 9 dólares e a empresa ou a ser negociada na Bolsa de Nova York.
O documento apresentado nesta quinta-feira 15 pela Berkshire não traz detalhes da venda, como a data ou o preço pelo qual se desfez dos papéis. Sabe-se apenas que a companhia detinha 42 milhões de ações do Nubank, que é listado na Bolsa de Nova York e fechou a sessão de ontem cotado a 13,13 dólares por papel. No primeiro trimestre, contudo, a cotação média dos 60 pregões realizados no período foi de 11,82 dólares, o que levaria a venda das ações pela Berkshire a somar cerca de 475 milhões de dólares.
O Nubank não foi a única posição zerada pela Berkshire no primeiro trimestre. O formulário protocolado ontem na SEC informa que a empresa também se desfez de todas as ações do banco americano Citigroup. Buffett também reduziu sua exposição ao Bank of America e ao Capital One Financial.
Em contrapartida, o megainvestidor mais do que dobrou sua posição na Constellation, fabricante de bebidas alcoólicas. Entre suas marcas mais conhecidas, estão as cervejas Corona e Modelo. Buffett também informou que ainda possui 300 milhões de ações da Apple, avaliadas em cerca de 66 bilhões de dólares.
Sexta pessoa mais rica do mundo, segundo o índice de bilionários da Bloomberg, com uma fortuna estimada em 159 bilhões de dólares, Buffett, que completará 95 anos de idade até dezembro, anunciou no início deste mês que se aposentará da Berkshire, que comandou por mais de 60 anos, transformando-a em um dos maiores grupos de investimento do mundo, com um valor de mercado estimado em 1,1 trilhão de dólares. Seu sucessor deverá ser Greg Abel, atualmente um dos vice-presidentes da companhia.