Fundador do Samba do Trabalhador recebe de Lula maior honraria da cultura brasileira 3k6p6p
Moacyr Luz foi contemplado com a Ordem do Mérito Cultural (OMC), nesta terça-feira, 20, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio 1y2l1o

O cantor e compositor Moacyr Luz, fundador do Samba do Trabalhador, um dos eventos culturais mais tradicionais e respeitados do Rio de Janeiro e do Brasil, recebeu, nesta terça-feira, 20, a Ordem do Mérito Cultural (OMC), maior honraria pública do setor de cultura do país. O reconhecimento foi entregue pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante cerimônia no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), que contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes. Ao todo, 112 personalidades foram homenageadas, como Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Fernanda Torres e a primeira-dama Rosângela Lula da Silva (Janja).
“A sensação de dever cumprido não tem preço. Agradeço por receber essa honraria ainda em vida, das mãos do nosso Presidente da República, em um espaço de tanta importância para a cultura do país e para as práticas democráticas. Eu fico muito emocionado e espero manter essa trajetória do samba como uma cultura popular de grande importância para o Brasil”, disse Moacyr Luz a VEJA.
A solenidade marca o retorno da premiação, que não acontecia desde 2019. O evento também celebra a reinauguração do Palácio Gustavo Capanema, fechado há 10 anos, e comemora as quatro décadas do Ministério da Cultura (MinC).
Samba do Trabalhador
Fundado em 2005 por Moacyr Luz, o Samba do Trabalhador é um evento cultural que surgiu originalmente no Clube Renascença, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Realizado sempre as segundas-feiras, a roda de samba foi criada como uma alternativa para que músicos pudessem se reunir ao longo da semana, aproveitando a folga dos artistas.
Com mais de 100 músicas gravadas por intérpretes marcantes da MPB, como Maria Bethânia, Zeca Pagodinho, Elba Ramalho e Nana Caymmi, Moacyr transformou o encontro musical em um dos pontos mais prestigiados da cultura popular.