Fernanda Montenegro apoia regulação do streaming: ‘temos que nos proteger’
Cantora opinou sobre tema que está em discussão no congresso nacional e defendeu a indústria brasileira

Um dos nomes mais importantes da história do audiovisual brasileiro, Fernanda Montenegro usou as redes sociais nesta sexta-feira, 9, para defender a regulação das plataformas de streaming no Brasil. “É fundamental a construção de uma política industrial cinematográfica nossa. Com autonomia. Brasileira. Temos que nos proteger”, escreveu ela em uma publicação no Instagram.
Fernanda destacou ainda que nossa cultura “tem uma própria” e que “nossa presença audiovisual e cinematográfica atravessa nossas fronteiras com sucesso, com premiações e com reconhecimento”. “Temos que istrar nossa vida. É preciso fazer aqui o que outras grandes nações já realizaram como forma de estimular sua indústria”, atestou ela ao defender a regulação do streaming.
O posicionamento de Fernanda Montenegro faz parte de uma campanha maior de artistas que tem defendido a regulamentação do streaming no Brasil. Recentemente, um relatório sobre o tema foi aceito no Conselho de Comunicação Social do Senado Federal (CCS), órgão do Congresso Nacional responsável por estudos, pareceres e recomendações relacionadas à comunicação social no Brasil.
O documento aponta que o avanço dos streaming no país estabeleceu desafios regulatórios, e elenca sugestões futuras para o mercado, como a implementação de cotas para produções nacionais, a exemplo da legislação adotada na União Europeia, recolhimento de Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) e garantia de direitos para produtores de conteúdo por parte das plataformas, além da consolidação dos projetos em tramitação sobre a regulamentação do streaming.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial