Música inspirada em Carlos Drummond de Andrade ganha clipe feito com IA n1k5e
Ideia surgiu através da externalização do poeta de que desejava compor uma canção 'que fizesse adormecer as crianças e acordar os homens' 3736a

A banda Super Condutores lançará no dia 30 de maio um clipe da música “Soneto do Sono”, inspirada no poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade. O curta-metragem foi feito inteiramente com Inteligência Artificial.
De acordo com o grupo, a ideia surgiu através da externalização do poeta de que desejava compor uma canção “que fizesse adormecer as crianças e acordar os homens”.
“Com tintas ibéricas, Vítor Patalano destila em prosa e verso todo o existencialismo presente em sua lírica, enquanto violões de 6 e 12 cordas conduzem um diálogo rimado de acordes diminutos, sublinhado por uma orquestra que evoca os faroestes de Enio Morricone”, destacou a banda.
Para Vitor, um dos artistas do grupo, os versos da canção se valem de uma forma literária clássica, quase arcaica. “O ‘soneto’ e o seu clipe usam uma forma imagética ultramoderna — a IA generativa— considerada por muitos uma ‘máquina de sonhar’, já que a ferramenta costuma alucinar”, disse.
Usando uma fotografia de 35 mm, o clipe de Soneto do Sono visa rimar ado e futuro, verso e reverso da consciência, e o resultado seria um “experimento barroco-digital, em uma Península Ibérica imaginaria, situada entre os reinos de Al-Andaluz e Algoritmo, onde toda ilusão é expressão da mais pura verdade”, segundo Palatano.