Inflação no país já entrou em processo de queda, diz Jeferson Bittencourt
VEJA Mercado: chefe de macroeconomia do ASA diz que tendência é de desaceleração daqui em diante; insegurança jurídica por alta do IOF também é tema
VEJA Mercado | 27 de maio de 2025.
As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em alta na manhã desta terça-feira, 27. Uma possível derrubada do decreto de aumento nas alíquotas do IOF poderia provocar um corte de até 12 bilhões de reais no pagamento de emendas parlamentares. A projeção é de técnicos da Junta de Execução Orçamentária, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo. A oposição se articula para derrubar a proposta do governo Lula. Do outro lado, o ministro Fernando Haddad aguarda o aval do presidente para bloquear mais 2 bilhões de reais do orçamento público brasileiro depois de ter recuado, em partes, do aumento do IOF.
O Brasil apresentou um déficit de 1,3 bilhão de dólares nas transações correntes em abril de 2025, levemente abaixo do 1,7 bilhão de dólares registrados em abril do ano ado, conforme dados divulgados pelo Banco Central. O número também veio abaixo das estimativas do mercado, que previa um déficit de 2,2 bilhões de dólares.
Nos mercados, as atenções estão voltadas para a guerra comercial depois do presidente americano Donald Trump mandar adiar a imposição de tarifas contra a União Europeia após reunião com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. Diego Gimenes entrevista Jeferson Bittencourt, chefe de macroeconomia do ASA. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h. Ouça também no Spotify!
Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify!