As acusações perturbadoras de agressão sexual contra ídolo da black music 6e541e
Ex-funcionárias domésticas de cantor americano relatam uma série de estupros e violações trabalhistas que teriam sido perpetradas por ele e pela esposa 3e262k

O cantor Smokey Robinson, de 85 anos, está sendo acusado de agressão sexual e má conduta por quatro mulheres que trabalhavam em sua residência como domésticas. Uma queixa apresentada no tribunal superior de Los Angeles nesta terça-feira, 6, lista acusações que datam de 2007 a 2023 e incluem agressão sexual, cárcere privado, negligência e violência de gênero e pede uma indenização total de 50 milhões de dólares para as ex-funcionárias.
O processo civil também cita a esposa de Robinson, s Robinson, e aponta uma série de supostas violações trabalhistas, incluindo o não pagamento do salário mínimo, horas extras, declarações de salários imprecisas e ambiente de trabalho hostil ao qual as ex-funcionárias, que não tiveram os nomes divulgados, teriam sido submetidas.
De acordo com a denúncia apresentada pelo escritório Harris & Hayden, o status de Robinson no cenário musical era um fator de intimidação para as funcionárias. “São mulheres hispânicas que foram contratadas pelos Robinsons e recebiam salários abaixo do mínimo. Como mulheres de baixa renda em posições vulneráveis, elas não tinham os recursos e as opções necessárias para se proteger de agressões sexuais. Todas elas temiam perder o dia de pagamento e não conseguir pagar o aluguel ou comprar comida para suas famílias”, disse o advogado John Harris em uma coletiva de imprensa em Los Angeles.
Apesar de não terem sido identificadas nominalmente, o relato de todas as mulheres coincidem no quesito agressão sexual. Das quatro, três delas alegam que Robinson teria cometido os estupros no “quarto azul” de sua residência em Chatsworth, estendendo uma toalha para proteger os lençóis antes das agressões. Há ainda acusações de estupro nas casas de Robinson em Las Vegas e Bell Canyon, e na lavanderia e garagem da residência do cantor em Chatsworth, onde câmeras de segurança não tem o. Elas também alegam que, durante as supostas agressões, Robinson usava barreiras físicas e ameaças de força para impedi-las de fugir. “Acreditamos que o Sr. Robinson é um estuprador doente e em série que deve ser detido”, disse Harris.
As quatro mulheres também relatam que foram submetidas a um ambiente de trabalho hostil por s Robinson e afirmam que a esposa do cantor usava constantemente “palavras e linguagem etnicamente pejorativas” contra elas. A denúncia afirma ainda que ela não impediu as agressões sexuais do marido, “apesar de ter pleno conhecimento de seus atos anteriores de má conduta sexual” e de supostamente ter resolvido casos com outras mulheres “que sofreram e vivenciaram agressões sexuais semelhantes perpetradas por ele”. De acordo com o processo, todas as funcionárias teriam pedido demissão por causa da situação.
Smokey Robinson foi vice-presidente da lendária gravadora Motown entre 1961 e 1988, onde ajudou a impulsionar artistas como Michael Jackson. Antes disso, na década de 1950, foi vocalista do grupo The Five Chimes, um dos pioneiros do R&B americano, e depois seguiu carreira solo. Ele é dono de uma série de Grammys, entre eles uma estatueta especial por pelo conjunto de sua obra, e tem lugar de destaque no Hall da Fama do Rock’n Roll, dos Compositores e da Black Music, e afirma ter créditos em mais de 4.000 músicas. Até o momento, ele não se pronunciou sobre o caso.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir: 5k706r
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial