
O professor Lawrence Lessig, da Harvard, esteve no Brasil a convite do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, para discutir o futuro da democracia na era da inteligência artificial.
Um dos principais objetivos do encontro foi proporcionar a professores e pesquisadores brasileiros a oportunidade de analisar os desafios enfrentados pela democracia no Brasil, em comparação com os Estados Unidos, levando em conta diferenças institucionais e o papel que a tecnologia desempenha nesses contextos.
Lessig é titular da cadeira Roy L. Furman de Direito e Liderança na Harvard Law School e é reconhecido como uma das maiores autoridades em direito digital e governança tecnológica. Antes de retornar a Harvard, lecionou na Universidade de Stanford, onde fundou o Centro para Internet e Sociedade, além de ter uma vasta trajetória acadêmica consolidada na Universidade de Chicago.
O ministro Barroso convidou juristas e acadêmicos brasileiros para participar do debate, incluindo Oscar Vilhena Vieira, professor diretor da FGV Direito SP, Daniel Sarmento, professor de Direito Constitucional (UERJ), Ademar Borges (IDP/UERJ), professor do IDP, Leandro Dias Porto, advogado e professor (IDP/USP) e Guilherme Pupe, desembargador eleitoral (TRE/DF) e professor, João Carlos Souto, Procurador da Fazenda Nacional e professor; Laura Schertel, coordenadora do IDP e professora da UnB.