Governador de MT, Mauro Mendes é vaiado em evento de assentados com Lula 402wi
Assentados não gostaram de ouvir do político que recurso de programa para agricultura familiar vinha dos grandes produtores de soja do estado 5k6qf

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), foi vaiado na tarde deste sábado, 24, durante o discurso que fez em um evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde, para lançamento do programa Solo Vivo e entrega de títulos de terra para assentados.
A vaia do público foi dada no momento em que o governador afirmou que parte dos recursos do novo programa — focado nos pequenos produtores e na agricultura familiar — vinha dos grandes produtores rurais. O que soou como se ele estivesse destacando o agronegócio em um evento feito para os pequenos produtores.
“O governo do estado de Mato Grosso vai ter, talvez, humildemente e modestamente nós podemos dizer, um dos maiores programas desse país para a agricultura familiar. E uma parte desse dinheiro vem dos grandes [produtores], vem de quem planta soja, vem dos grandes pecuaristas”, começou antes de ser vaiado.
Logo em seguida, Mendes já alterou o discurso para responder às vaias se justificar: “Não, meus amigos, vocês não podem vaiar. Eu estou pegando dinheiro dos grandes produtores, 5% do Fethab, que é pago pelos produtores de Mato Grosso, esse dinheiro está indo exclusivamente para a Agricultura Familiar. Isso é fazer justiça”.
O governador seguiu o discurso alterando o tom, menos de valorização dos grandes produtores e mais para falar de justiça social. Além disso, ele também apontou sua posição política como distante dos polos Lula-Bolsonaro.
“Os grandes, um dia, também foram pequenos. Então, temos o dever de ajudar aqueles que ainda não tiveram a mesma sorte. Quero parabenizar o governo federal por esse programa para a agricultura familiar. Nos próximos anos, independente de algumas posições muito para esse lado ou muito para aquele lado, nós estaremos governando até o final do nosso mandato para entregar um estado muito melhor”, finalizou.
Mendes é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e, chegando ao meio do seu segundo mandato no governo do estado, tem sido cotado para disputar uma vaga no Senado Federal em 2026. Atualmente, ele já declara apoio ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), para a Presidência da República.
O novo programa do governo federal vai destinar R$ 500 milhões para a agricultura familiar com recursos do Banco Mundial e também com verbas do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), programa estadual que é bancado pelo agronegócio local.