Após 6.000 denúncias, OAB lança plataforma para combater falsos advogados 1h4k3l
Criminosos conseguem dados em processos com dinheiro a receber e tentam enganar vítimas; entidade cria plataforma para checar identidade do profissional 6j2d1x

A ação de criminosos na tentativa de enganar brasileiros que estão com processos em trâmite na Justiça acendeu um alerta na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que lançou plataforma simples para que vítimas possam checar o número da carteirinha de integrante da entidade. Nos últimos anos, há registros de bandidos que usam nomes, fotos e informações extraídas de processos para tentar convencer partes a realizar pagamentos via Pix com a justificativa de liberação de valores judiciais. Ao menos 6.000 golpes já foram registrados desde o ano ado.
De acordo com a OAB, os golpes começam com o o indevido a informações públicas de processos judiciais. Com esses dados, criminosos entram em contato com partes envolvidas nas ações — especialmente em causas com previsão de liberação de valores — se ando por advogados ou integrantes de escritórios. O contato ocorre, geralmente, por aplicativos de mensagens, com o uso de nomes reais, fotos e até logotipos, o que reforça a ilusão de legitimidade. As vítimas, muitas vezes em situação de fragilidade emocional ou econômica, são induzidas a realizar pagamentos via Pix com a promessa de recebimento de valores judiciais.
“Nosso compromisso é garantir que as pessoas tenham o à informação correta e saibam como reagir diante de tentativas de golpe. Prevenção é uma responsabilidade coletiva”, afirma o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti. De acordo com a entidade, “ao ar o site do ConfirmADV, o cidadão poderá verificar a identidade de um advogado. Para isso, deverá informar dados como o número de inscrição na OAB, o estado de registro e o e-mail informado pelo suposto advogado”.

A partir dessas informações preenchidas no sistema, será enviada uma solicitação automática para o e-mail do advogado para informar que um cliente deseja confirmar sua identidade. O profissional então terá até cinco minutos para responder e confirmar os dados. Caso a confirmação seja feita dentro desse prazo, o cidadão receberá a autenticação validada do profissional.
Levantamentos atualizados das seccionais da OAB revelam a dimensão do golpe em diversas regiões. Em São Paulo, desde 2024, foram 1.600 denúncias. No Paraná, foram mais 1.200 registros. Já em Minas Gerais, 516. Estes são os três estados no topo do ranking divulgado pela OAB.