A gafe do governo brasileiro ao comentar escolha do novo papa nas redes
Trocadilho com os dizeres "Habemus Papam" gerou polêmica entre usuários, que não pouparam críticas à gestão Lula

Uma publicação nas redes sociais do governo federal gerou polêmica ao comentar a escolha do novo papa, o cardeal Robert Francis Prevost, nesta quinta-feira, 8. Ele assumiu o pontificado como papa Leão XIV.
A postagem fez um trocadilho com os dizeres “Habemus Papam” — frase em latim que significa “Temos papa” e que é lida ao anunciar-se a eleição de um novo pontífice da Igreja Católica.
Com uma foto da fumaça branca saindo da Capela Sistina, ao fundo, rito que indica que os cardeais chegaram à definição do novo líder, o texto da publicação nos canais oficiais do governo fez menção a indicadores da atual gestão, como justiça social, redução da pobreza e combate à fome.
“Habemus um novo papa! Que ele seja guia de justiça social e promotor da paz, da redução da pobreza, do combate à fome e de um mundo mais humano. Por aqui, seguimos trabalhando todos os dias para que esses objetivos também se realizem no Brasil. Habemus esperança, Habemus compromisso!”, diz o post.
Não demorou para que pipocassem críticas à atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobretudo em relação ao escândalo de desvios de aposentadorias do INSS.
“Habemus desconto na aposentadoria e roubo de idosos”, ironizou um usuário. “Qual é a data do Habemus I do INSS?”, questionou outro.
Devolução
O governo explicou nesta quinta-feira, 8, como fará para devolver o dinheiro descontado indevidamente das aposentadorias e pensões de beneficiários do INSS.
De acordo com o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, o formato encontrado foi o mais rápido e desburocratizado. “O cidadão não terá que juntar nenhum documento. A comunicação será feita diretamente entre segurado e INSS”, disse. “O canal de informação é o oficial, o Meu INSS, não abram e-mails, mensagens, WhatsApp. O INSS não se comunica com você de outra forma neste momento”, complementou.
Veja aqui o cronograma completo.