Onde assistir ao último documentário feito com José ‘Pepe’ Mujica 3r4y5m
'Os Sonhos de Pepe' foi lançado no Brasil em dezembro de 2024 e destaca as propostas do estadista contra a crise climática p2l38

O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica morreu nesta terça-feira, 13 de maio, aos 89 anos, após um período de cuidados paliativos durante a fase terminal do tratamento de um câncer de esôfago. Conhecido como “presidente filósofo”, o estadista foi fonte de inspiração para a formação política não só de cidadãos do próprio país, como do mundo, e deixa como legado inúmeras ponderações — algumas das quais foram capturadas pelo documentarista Pablo Trobo e utilizadas para a composição de Os Sonhos de Pepe, longa de pouco mais de duas horas lançado no Brasil pela Pandora Filmes em dezembro de 2024. Hoje, o filme está disponível digitalmente no streaming Telecine e para aluguel nas plataformas Amazon Prime Video e Apple TV+.
Quais são os ‘sonhos de Pepe’? 5r515f
Focado principalmente na crise climática, o longa deixa que Mujica faça uma série de advertências à humanidade ao longo de viagens que am pelos Estados Unidos, Japão, Brasil, Reino Unido, Alemanha e o próprio Uruguai. Na visão do político, o mundo estaria em melhores mãos desde que nações abandonassem a influência do mercado financeiro em nome da governança e desacelerasse o ritmo de consumo desenfreado que tanto abastece o motor do caos ambiental. Agricultor e ex-guerrilheiro, Pepe equilibrava o olhar afiado para a desigualdade social global e o ônus do progresso capitalista ao charme de um bom comunicador, responsável por chavões presentes no trailer como “o desenvolvimento não pode ser contra a felicidade, tem que ser a favor da felicidade humana”. Em múltiplas palestras, entrevistas e conversas, ele busca encontrar respostas para um futuro melhor mesmo sabendo que, reumático e aos mais de 80 anos, não o testemunharia.
A trajetória de Mujica 3j166c
Mujica foi eleito presidente do Uruguai em 2010 e ocupou o cargo até 2015, período no qual se orgulhou de ser o dirigente mais pobre do mundo — vivia num sítio, dirigia um fusca azul de 1982 e doava 90% do salário que ganhava, avaliado em cerca de 12 000 dólares, a fim de estimular instituições de caridade voltadas aos pobres e aos pequenos produtores. Antes floricultor, se tornou guerrilheiro nos anos 1960 e, entre 1973 e 1985, ou 15 anos preso pela Ditadura Militar uruguaia, sete deles em solitária. A persistência o fez símbolo nacional e permitiu que Pepe fosse essencial à redemocratização do país. Depois da presidência, se tornou senador e, em 2020, declarou aposentadoria.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir: 5k706r
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial