Governo do Rio entrega 480 câmeras para monitoramento da fauna silvestre 6m3672
Equipamentos devem chegar em breve a todos os municípios fluminenses 5a1y5n

O Governo do Estado do Rio de Janeiro entregou, nesta segunda-feira, 19, o total de 480 câmeras para monitoramento de unidades de conservação estaduais e municipais. O equipamento vai auxiliar o controle das políticas de preservação e contribuirá para a atualização da Lista de Fauna Ameaçada do Estado – que resultará na publicação de um livro.
A iniciativa faz parte do projeto Fauna Ameaçada, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, dirigido pela Subsecretaria de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade. Todos os municípios fluminenses devem receber as novas câmeras, além das unidades de conservação estaduais, como os Parques Estaduais Cunhambebe (Costa Verde), dos Três Picos (Região Serrana) e o Refúgio da Vida Silvestre do Médio Paraíba.
“Com as câmeras e equipamentos de manejo, teremos dados mais precisos e atualizados, fundamentais para orientar políticas públicas eficazes e garantir a proteção das espécies ameaçadas. As medidas integram o Plano de Ação Estadual para a Biodiversidade do Rio, que está sendo realizado pelo Governo do Estado. Estamos preparando um pacote de ações para os próximos cinco anos”, afirmou o governador Cláudio Castro (PL).
Agora, cabe ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizar a distribuição dos novos equipamentos, que serão instalados em pontos estratégicos da mata. Além das câmeras, também foram entregues equipamentos de manejo de fauna, como caixas de transporte, puçás e pinções, que serão utilizados pelos guarda-parques estaduais.
